15 de mar. de 2008

pau cobra


PAU COBRA


Brosimum guianensis, nome cientificoTambém conhecida como snakewood ou pau-cobra. Ocorre em Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Bolívia, Colômbia, Equador, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Venezuela e Brasil. Apesar disso, é considerada madeira rara. No Brasil, ocorre na Amazônia. Madeira dura, pesada e resistente. De cor marrom-avermelhado, apresenta diversas manchas mais escuras lembrando a pele de uma cobra.
muito utilizada para fabricar arcos barrocos



                                                                      
PAU BRASIL


Nomes Populares

Pau-Brasil, ibirapitanga, orabutã, brasileto,

ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado.



Sinonímia Botânica

Guillandina echinata (Lam.) Spreg.

Características Morfológicas

Planta espinhenta de 8-12m de altura (a literatura cita exemplares de até 30m que existiram no passado), com tronco de 40-70cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas de 10-15cm de comprimento, com 5-6 paras de pinas de 8-14cm de comprimento; folíolos em número de 6-10 pares por pina, de 1-2cm de comprimento.



Ocorrência

Ceará ao Rio de Janeiro na floresta pluvial Atlântica,
sendo particularmente frequente no sul da Bahia.

                                                           IRIZEIRO

Basselinia pancheri, conhecida como irizeiro é uma  palma robusta de porte médio com um tronco esguio verde ou cinzento, encimado por um palmito proeminente e muito colorido, que pode ser qualquer coisa do marrom ao vermelho escuro ao preto arroxeado. As folhas coriáceas têm  larguras diferentes. Basselinia pancheri é generalizada na maior parte da Nova Caledônia, freqüentemente em florestas tropicais, é uma das espécies mais adaptáveis ​​neste género e ocorre bem mais em climas tropicais e subtropicais. tem uma forma surpreendente com uma coroa muito compacta é encontrada em altitudes elevadas

madeira muito exotica utilizada para construir arcos barrocos.











Nenhum comentário: